Compostos pelo público-alvo e processo de vendas, os modelos de negócios são importantíssimos para as estratégias de uma empresa!
 
Confira a seguir as principais diferenças entre eles: 
 
B2B - Business to Business 
Neste modelo a negociação ocorre entre duas empresas. Pode ser feito a transação de matéria-prima ou até mesmo do produto que vai ser repassado por um intermediário ao consumidor final. 
 
B2C - Business to Consumer 
A forma mais comum, onde as empresas vendem direto para o consumidor final. Por exemplo, o varejo que vende seu produto direto para que vai utilizar. 
 
B2B2C - Business to Business to Consumer 
A negociação entre duas empresas, mas que ocorre com o objetivo de atingir o consumidor final. Neste modelo, pode ser utilizadas plataformas, onde as duas empresas trabalham juntas no processo de venda. 
 
B2E - Business to Employee
Ocorre de forma similar ao B2C, só que neste caso a empresa vende direto para seu funcionário. Pode haver condições especiais, como descontos e pagamento diferenciado. 
 
B2G - Business to Government 
Outra possibilidade, são empresas que vendem para o governo. Esse processo é feito por licitação (concorrência pública) e exige algumas regras específicas.
 
C2C - Consumer to Consumer 
Também é possível negociação de consumidor para consumidor. Hoje, com a internet, esse processo é mais facilitado e já exitem plataformas, como o Mercado Livre, que possibilitam garantias para os dois lados. 
 
Novos Modelos de Negócios 
 
A partir dos modelos citados acima, novos foram criados, como:
 
Modelo de Assinatura: atualmente, o grande exemplo de assinatura é a Netflix, onde através de um valor mensal o consumidor tem acesso a milhares de títulos disponibilizados na plataforma. 
Modelo Free: neste modelo o consumir não tem nenhum custo, o modelo está focado nos dados que são fornecidos. 
Modelo de acesso sobre propriedade: surgiu a partir da economia compartilhada, cada vez mais comum. A empresa que deu mais certo até o momento foi o Airbnb. 
Modelo de experiência: o objetivo é fornecer para o consumidor uma experiência única, visando a fidelização dele.
M e-commerce: ou mobile e-commerce, nesse modelo o processo é feito somente pelo smartphone. 
 
Conclusão 
 
Independente do modelo de negócio da sua empresa, é necessário se planejar e criar estratégias assertivas. 
 
Fonte: www.gov.br