O que é?

O Planejamento Tributário é uma forma de gestão financeira para planejar os pagamentos dos tributos. É feito de acordo com cada empresa, levando em consideração o porte, custos e estratégias. Tem como objetivo reduzir legalmente o valor da carga tributária, identificando maneiras legais e transparentes para isto.

Este processo contribui para que a empresa possa planejar, analisar e conhecer a tributação existente, cumprindo todas as exigências legais.

Essa ferramenta ajuda na organização financeira do negócio, seja uma micro, pequena, média ou grande organização. E é importante avaliar como aplicá-lo, pois existem diferentes forma de fazer o planejamento tributário.

Tipos de Planejamento Tributário

Operacional: feito somente para que o pagamento tributário seja feito dentro do prazo. Tem o objetivo de evitar gastos desnecessários, como multas e juros, e normalmente é feito para 6 meses.

Estratégico: é pensado a longo prazo, em períodos de cinco a 10 anos. O objetivo é mapear as expectativas da empresa para o futuro, ou seja, não existem muitos detalhes e as decisões dão mais abrangentes, sendo necessário ajustes.

Tático: é aplicado a médio prazo, complementando os anteriores. Serve para elaborar táticas a partir do planejamento estratégico e criar rotinas operacionais. Assim, a empresa consegue alinhar os objetivos a longo prazo com as demandas diárias.

Benefícios

Evita impostos indevido: por meio do planejamento tributário a empresa pode identificar quais os tributos corretos de acordo com a sua atuação, já que existe tributação diferentes. Em alguns casos é possível até mesmo a isenção de alguns impostos.

Conformidade com a lei: estar dentro da legalidade é muito importante para a manutenção e crescimento de qualquer negócio. As consequências de tentar burlar as leis, além de ser incorreto, pode trazer muito prejuízos.

Redução da burocracia: o processo pode parecer burocrático, mas fazendo seu planejamento tributário de forma antecipada, a papelada excessiva pode ser evitada.

Prevenção de multas: o planejamento tributário também reduz os riscos de haver multar por inconformidades.

Ter uma contabilidade especializada a sua disposição, contribui para uma análise mais completa e a criação do planejamento tributário mais assertivo.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe.