Compreender a movimentação do seu negócio e os aspectos que podem torná-lo mais próspero são imprescindíveis para todo empreendedor.
 
Abaixo listamos os principais termos utilizados no meio contábil, para que você possa entender cada vez mais sobre o seu negócio.
 
1) Balanço Patrimonial: é o relatório contábil que, como o próprio nome sugere, demonstra todo o patrimônio da empresa. Nele está demonstrado o capital social, os bens, os direitos e obrigações contraídas pela empresa, que são separados em três grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
 
2) Ativo: representa, basicamente, os bens e direitos da empresa, como os saldos em contas correntes, clientes a receber, investimentos e bens do imobilizado e intangível.
 
3) Intangível: é composto pelo conjunto de “bens” sem forma corpórea, que a empresa possui para utilizar na sua atividade, como direito de uso de softwares, registro de marcas etc.
 
4) Depreciação: representa o valor do desgaste do imobilizado em virtude de sua utilização nas atividades da empresa. Esse valor pode ser apurado com base no tempo de vida útil estimado ao bem, ou então, por taxas pré-definidas pelo fisco.
 
5) Amortização: representa o valor do desgaste dos intangíveis, em virtude de sua utilização na atividade da empresa, podendo ser definido por sua vida útil ou então, por taxas definidas pelo fisco.
 
6) Passivo: corresponde ao conjunto de obrigações das entidades com terceiros, como fornecedores, empréstimos, obrigações trabalhistas, tributárias e demais contas a pagar.
 
7) Patrimônio Líquido: representa o total do patrimônio da empresa, como o nome sugere, sendo o capital aportado pelos sócios para o funcionamento do negócio, chamado Capital Social, os resultados auferidos pela empresa e contas de reservas que podem ser constituídas.
 
8) Receita: pode ser definida como o capital auferido em decorrência da execução das atividades das empresas e, também, outras receitas originadas da aplicação dos recursos, vendas de investimentos e imobilizados, dentre outras.
 
9) Despesas: são os gastos necessários para a manutenção das atividades da empresa e obtenção de receitas, não envolvidas diretamente na atividade fim, como por exemplo, as despesas administrativas.
 
10) Custos: são os gastos diretamente relacionados à atividade fim da empresa, ou seja, que estão envolvidos no processo de produção, comercialização ou prestação de serviços.
 
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