Uma das características mais marcantes de empresas de sucesso é a correta gestão do fluxo de caixa. E isso vale também para quem é autônomo. Confira algumas dicas:
 
Acompanhe e controle as entradas e saídas
 
Um dos hábitos que mais contribuem para o descontrole nas finanças empresariais é a falta de monitoramento do fluxo de caixa. Em muitos casos, o problema só é percebido quando já está grande demais e difícil de ser revertido.
Comece a adotar a estratégia de controle diário do fluxo de caixa. Esse acompanhamento permanente previne surpresas desagradáveis e pode ajudá-lo a planejar ações de cobertura de crédito nos casos de não pagamentos.
 
Incentive a retenção de clientes
 
A estratégia de fidelização de clientes impacta também no fluxo de caixa. Isso porque o custo de aquisição de cliente é muito mais alto. De outro modo, quando o gestor prioriza a retenção, ele sabe que terá compras e serviços recorrentes. Ou seja, o fluxo de caixa dificilmente ficará descoberto.
Uma boa estratégia é oferecer um desconto para a contratação de um serviço por um período mais longo. Neste caso, ainda que seja preciso ajustar um pouco a margem de lucro, a iniciativa vale a pena. Dessa forma, você garante previsibilidade orçamentária para o fluxo de caixa.
 
Desenvolva um relacionamento saudável com clientes e fornecedores
 
A inadimplência empresarial é uma realidade do mercado brasileiro. É importante estabelecer uma relação de parceria com seus clientes e fornecedores. Quando todos aprendem a atuar em conjunto, investindo em ajuda mútua, a cadeia produtiva se torna mais saudável e o endividamento deixa de ser um problema.
Aproxime-se mais das empresas com as quais você faz negócio. Lembre-se de que o seu crescimento e, consequentemente, a saúde do seu fluxo de caixa, depende do sucesso e desenvolvimento de todos eles.
 
Registre todas as informações
 
A gestão financeira de uma empresa é realmente complexa e repleta de responsabilidades e técnicas, mas não há como ignorar sua importância.
Uma das maiores dicas que podemos dar é a organização da movimentação de seu caixa. Isso significa que todas as despesas e receitas precisam ser registradas. Deixar algo de fora é o mesmo que atuar com um cenário que não existe.
Uma boa saída é a implementação de um software de gestão. Ao automatizar o gerenciamento financeiro, a tarefa de manter tudo organizado e transparente se torna mais simples. Dessa forma, você terá em mãos sempre informações reais e atualizadas.
 
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe!
 
Fontes: Wayback | Thomson Reuters