Não há quem não reclame da pesada carga do regime tributário do nosso país, que sem dúvida, fica com uma parcela muito considerável de tudo que produzimos. 
 
Para complicar este quadro, há uma quantidade enorme de tributos. Isso faz com que se já crie uma grande barreira para todas as pessoas que pretendem começar seu próprio negócio dentro da legalidade. Assim, saber como pagar menos impostos é o que todo mundo busca. 
 
Confira algumas dicas para diminuir os impostos da sua empresa através de pequenas e simples mudanças no planejamento fiscal e tributário do seu negócio. E o mais importante: sem sonegar, é claro. 
 
Planejamento e assessoria contábil fazem toda a diferença 
 
Não adianta uma empresa ter um plano de negócios perfeito sem um planejamento tributário à altura. Além disso, ter um bom guia pode ser a diferença entre a vida e a morte empresarial. Tudo começa, sem dúvida, com uma boa assessoria contábil. 
 
Enquadre a empresa adequadamente 
 
As empresas precisam optar pelo regime tributário mais adequado. Ter um faturamento pequeno não quer dizer que ela deve ficar no Simples Nacional, por exemplo. Você pode solicitar ao seu contador uma análise anual do enquadramento.  
 
Verifique os benefícios fiscais 
 
Para quem possui dívidas tributárias com o governo, existe o REFIS, programa do governo que se destina a regularizar débitos relativos a tributos e contribuições administrados pelos órgãos Federais. Se esse for o caso da sua empresa, verifique se já está disponível para entrar neste tipo de parcelamento. 
 
Também frequentemente o governo lança outros programas temporários para facilitar a regularização das dívidas. 
 
Para quem pretende diminuir os impostos que pagam, existem outros benefícios fiscais. Anualmente são oferecidos benefícios para quem colabora com parte dos seus impostos para projetos culturais. Isto é garantido pela Lei Rouanet, gerando assim uma diminuição do IRPJ. Não vale para todos os tipos de empresa. Mas esse é só um exemplo. Vale pesquisar outros benefícios fiscais dos quais sua empresa pode desfrutar. 
 
Mantenha seus impostos pagos em dia 
 
Deixar de pagar seus impostos em dia pode ser uma das piores decisões que um empresário pode tomar. Isso pode acarretar uma série de encargos sobre estes atrasos, aumentando assim o valor de multas e juros que uma guia paga fora do prazo pode causar. Então, uma dica simples é: tenha controle dos seus impostos, converse com seu contador e esclareça datas de pagamentos e quais são suas incidências. Desta forma, você irá manter um controle maior. 
 
Escolha um bom contador 
 
Pode ter certeza que um dos principais alicerces de uma empresa é a sua contabilidade. Isso certamente irá ajudar sua empresa também a pagar menos impostos. Por isso é tão importante escolher um bom serviço. Toda empresa, sem exceção, precisa de um contador à sua disposição, independentemente do porte. É ele que proverá o maior meio de lidar com seus tributos, não só como um prestador de contas, mas como um consultor e parceiro.