Qual a origem do nome? 
 
O termo vem dos Estados Unidos, onde é conhecido faz algumas décadas. Ficou popular no mundo todo com a disseminação da internet, já que a maioria das Startups trabalham com tecnologia. 
 
Os exemplos de destaque são a Microsoft e a Apple, que nasceram na garagem da casa dos fundadores e hoje são empresas de referência e lucratividade. 
 
A tradução literal de Startup seria "comece", o que tem relação por serem empresas recém-criadas, ainda em fase de desenvolvimento. 
 
Conceito de Startup 
 
Uma “empresa emergente”, com um modelo de negócio escalável e repetitivo é o principal conceito de uma Startup
Muitas vezes, é colocada uma visão romântica sobre essa forma de empreender, porque ela nasce de uma ideia disruptiva e inovadora. Jovens sonhadores investindo em algo que não sabem como explicar.
 
Benefícios para a economia 
 
As Startups, por terem base tecnológica, contribuem para o desenvolvimento da região onde ela está inserida e fomentam a criação de novos negócios. Além disso, temos as Startups conhecidas como "Unicórnios", ou seja, empresas que atingiram um bilhão de dolares antes de abrirem seu capital na bolsa de valores. 
 
Um exemplo bem conhecido é a Uber, que revolucionou a forma de transporte criando um sistema único no mundo. 
 
Desafios enfrentados pelos empreendedores 
 
Vindas de ideias que podem não ser aplicadas na realidade dos consumidores, segundo dados, 25% das Startups irão à falência nos primeiros anos de vida. 
 
A disputa com empresas grandes e tradicionais, também influência para que Startups não se desenvolvam. Por estarem no início, não conseguem o investimento necessário para bater de frente com a concorrência. 
 
Outro desafio que impacta nessa forma de negócio, é a gestão da empresa. Empréstimos com juros altos, carga tributária e contabilidade da empresa que fundadores não estão preparados. É muito importante ter um planejamento e se necessário, uma assessoria contábil, para estruturação da empresa. 
 
Ficou com dúvidas sobre Startups? Entre em contato conosco! 
 
FONTE: Sebrae